Bibliotecas em Python

Olá, sou iniciante com a linguagem Python, antes de mais nada, o que são as Bibliotecas em Python?

Com o intuito de esclarecer esta dúvida, vou abordar neste post, de forma bem simplificada, o que são as Bibliotecas usadas na linguagem Python e, assim como, para que servem.

Em primeiro lugar, existem muitas bibliotecas, e quando digo muitas, falo de milhares e cada uma tem a sua finalidade. Você pode criar uma, para resolver tarefas específicas que você precise. Com isso já temos uma pista do objetivo de uma biblioteca em Python.

O que são as bibliotecas em Python?

Primordialmente, uma biblioteca em Python é constituída de módulos e funções que são utilizados para fazerem tarefas específicas. Analogamente, outra tarefa é tornar o código menos verboso e / ou, acima de tudo, reduzir o tamanho do código. Sendo assim, as bibliotecas se multiplicam, pois cada uma pertence a um grupo de tarefas específicas.

Para que servem as bibliotecas em Python?

De acordo com o que falei anteriormente, vou dar um exemplo: eu quero fazer gráfico, só para ilustrar, um scatterplot. Se não existissem bibliotecas gráficas, eu teria que programar, ou seja, codificar tudo que fosse necessário para que o scatterplot ficasse como eu quero. Seria preciso que eu codificasse todos os elementos essenciais do gráfico. Depois que as bibliotecas em Python foram desenvolvidas, basta eu importar a biblioteca que faça gráficos, para que com poucos linhas de código, o gráfico fique pronto.

Como funcionam as bibliotecas em Python?

A saber, as bibliotecas são divididas em módulos e estes em funções. Dessa forma, o que eu preciso fazer é importar a biblioteca inteira ou módulos ou funções que realizarão a tarefa que eu quero. Como resultado, eu diminuo o tamanho do meu código e efetivo a tarefa que me proponho.

Como instalar as bibliotecas em Python?

Existem algumas maneiras de instalar uma biblioteca em Python. Por conseguinte, eu prefiro usar o repositório oficial de aplicações escritas em Python, que é popularmente conhecido como Pypi e é onde os pacotes feitos por terceiros são armazenados. Pypi é o acrônimo para Python Package Index e te ajuda a buscar, instalar e publicar pacotes codificados em Python. Para maiores informações dá uma olhadinha nesse Post sobre Pypi.

Como saber se eu já tenho uma biblioteca em Python instalada?

Em primeiro lugar, é importante saber se é só você que está utilizando a linguagem Python no seu computador, pois muitas coisas podem ser instaladas de forma local ou global. Por exemplo, um pacote, que foi instalado globalmente, está disponível para todos os usuários do sistema. Contudo, o mesmo pacote, se for instalado localmente, só estará disponível para o usuário que o instalou manualmente. Sob o mesmo ponto de vista, se estamos criando ambientes virtuais para projetos diferentes, o que é instalado no ambiente, só se tem acesso quando o ambiente estiver ativo. Assim é preciso saber todos estes contextos para saber, não somente se um pacote está instalado, mas também, se está disponível.

Se os pacotes foram instalados com o comando pip, por padrão, os pacotes ficam instalados de forma global.

Para nós sabermos quais os pacotes foram instalados globalmente, digite o código pip freeze na linha de comando:

pip freeze

A observação é que o pip também trará as bibliotecas / pacotes que foram instalados localmente.

Como listar os pacotes instalados localmente

Para listar os pacotes instalados localmente, analogamente, usamos o camando pip digitando pip freeze –user na linha de comando, ou seja,

pip freeze --user

Como importar as bibliotecas para Python?

Uma vez que sabemos quais bibliotecas ou pacotes estão instalados, para importá-los usamos import no nosso código. Por exemplo, para importar a biblioteca MatplotLib digitamos import matplotlib.pyplot as plt.

Outro exemplo, se eu quero importar mais de uma biblioteca, eu faço da seguinte maneira:

import matplotlib.pyplot as plt
import pandas as pd
import numpy as np

Quantas bibliotecas existem em Python?

Em tempo, eu posso dizer que existem milhares de bibliotecas e o número continua crescendo. Entretanto, melhor que saber quantas existem é mais produtivo saber os tipos de bibliotecas em Python ou suas finalidades. Em síntese elas são divididas em grupos ou finalidades. Para ilustras, temos bibliotecas para visualização de dados ou Data Visualization, para Machine Learning, Data Science, Inteligência Artificial, Scraping, Criação de Interfaces Gráficas, Automação etc.

O que eu digo também é que algumas bibliotecas são muito populares e que quem programa precisa ao menos saber da existência delas. Por exemplo, para visualização de dados Matplotlib é uma das mais usadas; Pandas e Numpy também são muito populares, pois essas bibliotecas do Python permitem trabalhar com dados, tabelas, análises, manipulações de dados. Outras que são importantes:

Pillow ou PIL
Statsmodels
SciPy
pmdarima for AutoArima
arch
Scikit-Learn
sktime
Darts
PyCaret
Prophet
NeuralProphet
PyOD
TensorFlow
PyTorch
Modin
hvPlot
seaborn
SQLAlchemy
Author Not

E a quantidade não para por aí.

Histograma feito com auxílio da biblioteca Matplotlib do Python
Histograma feito com auxílio da biblioteca Matplotlib

Conclusão

As bibliotecas em Python foram idealizadas para facilitar nossa vida, seus usos são recomendados, principalmente para quem está iniciando na linguagem Python, estudantes de graduação, pós-graduação, mestrandos, doutorandos e professores.


Encontre aqui vagas e bolsas para Mestrado e Doutorado

Fundamentalmente, para você ter um direcionamento na sua Carreira Acadêmica é primordial saber e conhecer as oportunidades desse futuro que te espera. Sendo assim, preparei para você algumas oportunidades para ter acompanhamento, tanto para mestrado como para doutorado.

– Vagas e bolsas para Mestrado março de 2023

– Vagas e bolsas para Doutorado março de 2023


    Leave A Comment