O início de qualquer curva de aprendizagem pode ser meio desestimulante, e podemos fazer de tudo para que o processo se acelere, nessa “vibe” de tentar aprender mais rápido as vezes nos perdemos no processo e desistimos. Mas o interessante de aprender a codificar, são as alternativas que temos para aprender e, na maioria delas nem precisamos sair de casa. Assim, Python – como aprender mais rápido, saiba como pedir ajuda é uma tentativa de facilitar a vida do iniciante.
Saiba como pedir ajuda
A internet está repleta de livros, apostilas, tutoriais, cursos, hubs, blogs, fóruns e muito mais, onde se pode adquirir material totalmente gratuito e, o principal, fazer perguntas e obter respostas de qualidade. Sim, respostas no plural, pois a codificação não é uma ciência exata; ela é muito pessoal e dependente do estilo do codificador e de outros atributos. Então é importante saber filtrar a resposta obtida e ver qual a que melhor se adapta ao seu problema e muitas vezes fazer uma adaptação para o melhor encaixe no teu código.
Finalmente, outro ponto muito importante e, é o cerne desse post, é saber como pedir ajuda. Todavia, parece ser básico, mas não é. Desta, existem certos princípios a serem levados em conta que facilitarão e agilizarão a solução do seu problema que nem sempre são postos em prática por quem pede ajuda.
Em suma, vou descrever os sete itens que devem ser aplicados quando se pede ajuda para que tu intensifiques teu aprendizado.
Primeiramente faça seu trabalho de casa
Não existe nenhum problema em pedir ajuda quando um problema acontecer, mas o ideal é tentar resolvê-lo sozinho, num primeiro momento. Isso faz parte do aprendizado. Procedimento é fundamental. Existem diversas maneiras de tentar resolver por sua própria conta. Tente fazer uma busca no Google para ver se a tua dúvida já não foi a de outra desenvolver e se já não foi resolvida. Procure pelos fóruns onde normalmente se busca por respostas de questões como a sua. Um conselho quando fizer perguntas em fóruns: não é de bom tom repetir perguntas que já foram feitas anteriormente, então certifique-se que a pergunta é nova ou ligeiramente diferente de perguntas similares.
Explique o seu problema
Em outras palavras, primeiro explique o teu projeto, aquilo que tu estás fazendo e não somente a parte do código que está com problema. Ah, e isso é muito importante, o Python vai dizer onde deu problema, mas nem sempre “com todas as letras”, quer dizer, o problema pode ser de sintaxe, lógica ou os mais diversos erros, então é importante saber exatamente a que o erro se refere. Não basta saber só a linha onde o problema está, mas alguma indicação do porquê o erro está lá. A pessoa que vai ajudá-lo precisa ambientar-se com o problema, saber o que tu estás fazendo.
Explique o que tu estás tentando fazer
A ideia é poupar o tempo de quem vai te ajudar, assim explique o que já fizeste para solucionar o problema, quem for ajudar saberá os caminhos que tu já percorreste e como tu pensas. Isso também mostra que tu já tentaste solucionar o problema e não saiu correndo para pedir ajuda ao primeiro insucesso.
Mostre o contesto do código
Tu precisas fornecer o máximo de contesto para quem vai te ajudar, assim, mesmo que o código tenha apenas uma linha, mostre o contexto dessa linha para que tu possas ser melhor ajudado com o entendimento dessa linha.
Certifique-se de comentar o código
Sempre é boa prática manter o código comentado, mesmo que seja só tu que trabalhe nele. Códigos longos com o passar do tempo podem perder o contexto ao longo do tempo. Isso se torna mais traumático quando outra pessoa está tentando ajudar. Lembre-se, cada um pensa de uma maneira, por mais que tenha uma experiência em codificar, sempre se tem vícios ou manias de codificação. Comentando, torna mais fácil mostrar o que o código está fazendo.
Mostre-se grato
Por último, mas não menos importe, é mostrar gratidão pelo problema resolvido, mesmo que tenha sido em parte. Por estar pedindo ajuda, não significa que ela virá exatamente da maneira que tu queres. Podem ocorrer falhas de comunicação ou compreensão, principalmente se a ajuda está sendo feita em outro idioma. A resposta pode se adequar a pergunta e resolver só parte do problema, mas ainda assim é uma luz para quem não tinha a menor ideia de como resolver o problema. Então, mostre-se grato e agradeça a cada um que tenha mostrado interesse em ajudar.
A outra maneira de ser grato é ajudar outros que precisem de auxílio. Visitar os fóruns, blogs, hubs e outros lugares de discussões deve ser um hábito do codificar. Esses lugares são a nossa rede social. Para finalizar, sempre que possível ajude a quem precisa, tu veras que essa também é uma excelente maneira de acelerar tua curva de aprendizagem.
Ok, espero que o post possa ter ajudado. Para me ajudar, deixe um comentário e compartilhe o post nas tuas redes sociais. Vai lá. Bye, bye.
Quer turbinar teu trabalho acadêmico?
Já fiz Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado e participei de diversas bancas. Ajudo alunos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e profissionais a melhorar seus estudos aplicando Data Science.
Quer saber como posso te ajudar a melhorar teu trabalho acadêmico… Clique Aqui e não perca esta oportunidade!
Quer saber mais sobre como aplicar Ciência de Dados no teu trabalho?
Entre em contato pelo formulário abaixo e vamos melhorar teus modelos e gráficos… não perca esta oportunidade!