Existem diferentes maneira de proporcionar uma visualização de algo que se queira destacar. Gráficos e/ou infográficos são maneira muito utilizadas não só em Data Science, mas para quem trabalha com Design de informação.
Sendo pesquisador, nada melhor que usar a própria realidade da bolha que estou inserido para dar vida a um conceito muito utilizado em Data Science e em Design da Informação que é exatamente a Visualização de Conceito. Vou usar três maneiras de visualizar a defasagem do que um aluno de doutorado recebe para fazer pesquisa no Brasil. Poderia usar outras tantas, mas três já está bom para fixar através da visualização o estado atual da falta de incentivo para quem faz pesquisa no Brasil e a situação ainda desmotiva futuros pesquisadores e cientistas a escolherem esse caminho.
Mas para quem escolheu o caminho da pesquisa, é notório que ser pesquisador no Brasil nunca foi uma tarefa fácil, além de passar por inúmeras dificuldades decorrentes da falta de apoio e incentivo tanto das instituições de fomento, quanto de setores públicos e privados, as bolsas de pesquisa passam um momento ímpar em sua desvalorização, desde sua última correção em 2013.
De acordo com a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e o portal Poder360 e O Globo, as bolsas de doutorado tiveram uma desvalorização de 306%. O valor atual de uma bolsa de doutorado é de R 2.200,00 se os valores sofressem aumento real, ou seja, se fossem apenas corrigidos a inflação e correção monetária o valor da bolsa seria de R5.437,61.
Ok, vamos aos infográficos, vou usar três plots chamados de Donut plot, Treemap e Pie plot. A intenção é mostrar a proporção causada pela desvalorização monetária de uma bolsa de doutorado. Enjoy it, or not.
O desenvolvimento de pesquisas no Brasil já se encontrava prejudicado e com a desvalorização e diminuição de bolsas a situação só tem a piorar.
Essa é a vantagem de usar uma linguagem de programação, no caso, Python, para gerar infográficos para melhorar a apersentação de gráficos e infográficos que serão usados nas apresentações da graduação, salão de iniciação cintífica, TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), congresso, defesas de mestrado, doutorado ou em uma reunião com colegas, orientadores, chefes.