bell hooks e a construção de conhecimento e lifelong learning

bell hooks e a construção de conhecimento e lifelong learning é uma maneira que encontrei para unir a filosofia dela e os pensamentos sobre o que representa o conhecimento.

bell hooks e a construção de conhecimento

A pensadora, ativista do feminismo negro, bell hooks (sim, sem letras maiúsculas) dizia que a construção de conhecimento é reduzida a transmissão de informações e que o ato de ensinar é desafiante e deve servir como prática de liberdade.

Para mim esse conceito prático de liberdade, que deveria ser óbvio, é libertador. Então, a prática da liberdade ou o ato de estar livre, está intimamente ligado ao aprendizado e a educação. Se queremos que nossa liberdade se estenda por toda nossa existência precisamos entender e olhar para a educação como algo que acompanha nossos passos ao longo de toda nossa vida.

Aí os menos interessados pelo estudo vão dizer: O que, já me formei e vou ter de continuar estudando? Bom, bell hooks também falava e reconhecia que existia tédio nas aulas universitárias. Entretanto, havia, e ainda há a necessidade de se cultivar o prazer de ensinar, do entusiasmo como ferramenta pedagógica e a partir daí os alunos desenvolverão o gosto pelo aprendizado.

Em outras palavras, quando a educação passa a ser compreendida de maneira proativa e permanente, ultrapassando os limites formais das instituições e entendemos a importância da qualificação para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional, o estudo é encarado como essencial e como prática de liberdade.

O que é Lifelong learning

Entendendo isso, começamos a entrar na perspectiva do lifelong learning. Em outras palavras, nossa educação formal não termina na obtenção de um diploma ou título. Vai além: ela nos acompanha sempre. Para que possamos interagir, não apenas a nível profissional, mas de forma integrada em todos os nossos ambientes de convívio. Falamos de desenvolvimento completo: pessoal, profissional e quaisquer outros que tenhamos.

construção de conhecimento é reduzida a transmissão de informações.  o ato de ensinar é desafiante e deve servir como prática de liberdade.
Curva de aprendizagem

Novas conexões

Outra grande vantagem é que é sabido que ao entrarmos em contato com novos conceitos e vivências, nossa mente passa a criar novas conexões ou atribui novas tarefas as conexões que já tínhamos. Desta forma, abre-se caminho para o surgimento de ideias e soluções totalmente diferente daquelas que estávamos habituados a ter.

Bom, se isso não é uma boa razão para ter o conhecimento como prática de liberdade, só resta citar Harriet Tubman. Uns dizem que é não é dela, mas o que importa é a mensagem:

Libertei milhares. Teria libertado muitos mais se eles soubessem que eram escravos.

Ainda, conhecimento como prática de liberdade é uma ótima filosofia para ter coragem ou se tu queres mudar de profissão, carreira, transição de carreira, aprender novas habilidades.

Para os que acham que já sabem suficiente, deixo o gráfico abaixo que mostra o que acontece com o que sabemos em função do tempo se não nos atualizarmos. Não deixe que o que tu aprendeste seja um farol voltado para trás…

construção de conhecimento é reduzida a transmissão de informações.  o ato de ensinar é desafiante e deve servir como prática de liberdade.
Curva de esquecimento

Buenas, é isso!


Encontre aqui vagas e bolsas para Mestrado e Doutorado

Fundamentalmente, para você ter um direcionamento na sua Carreira Acadêmica é primordial saber e conhecer as oportunidades desse futuro que te espera. Sendo assim, preparei para você algumas oportunidades para ter acompanhamento, tanto para mestrado como para doutorado.

– Vagas e bolsas para Mestrado março de 2023

– Vagas e bolsas para Doutorado março de 2023


    Leave A Comment