Como usar funções em Python (def return)

O que são Funções em Python

Em primeiro lugar, em Python, funções podem ser vistas como sub-programas, ou seja, partes de um programa maior, internas a este. Primordialmente, as funções em Python também podem ser uma excelente maneira de organizar o código e de reutilizar estes sub-programas. Então, quando você faz o código e define a parte do programa que terá uso mais de uma vez, é uma boa prática colocar essa fração do código dentro de uma função.

Declaração de funções em Python

Antes de mais nada, como as funções possuem um nome definido pelo usuário e esse nome representa um grupo de instruções, desta maneira, simplifica chamá-la ou acessá-la por partes diferentes de um programa.
Antes de tudo, para declarar uma função, usa-se uma palavra reservada representada por def e o que a função retorna para o programa é realizado através da palavra reservada return. O formato de uma função tem a forma:

Exemplo 1


def name (arg1, arg2, ... argn):
    comando1
    . . . 
    comando2

    return output1, output2

ou

Exemplo 2

def funcao1():
    return "1 - MEU NOME É PAULO"

funcao1()

[out]:"1 - MEU NOME É PAULO"

ou

Exemplo 3

def funcao1(x, y, z=2):
    if z > 1:
        return z * (x + y)
    else:
        return z / (x + y)    

Finalmente, depois de definir as partes de uma função; name representa o nome da função, ou a representação de como ela será chamada; arg1,...,n são os argumentos da função ou o que será passado para ela usar como entrada para as instruções; por último, comando representa as instruções e return e output diz respeito ao que será retornado.

Argumentos de funções em Python

Os argumentos das funções podem ser definidos como posicionais, o x e y do exemplo 3 e keyword arguments, no caso, representado por z. Desta forma, se uma função chegar ao fim sem valor de retorno, o retorno será None.

Existem, basicamente, três maneiras de chamar a função do exemplo 2:

  1. função1(7, 4, z = 2)
  2. função1(7, 4, 2)
  3. função1(7, 4)

Nos dois primeiros casos, o valor de z será mudado, no terceiro, não, ou seja, será o valor que já vem como argumento da função. Para os argumentos posicionais, nomes também poder ser atribuídos, por exemplo, x = 7 e y = 4 ou função1(x = 7, y = 4, z = 2).

As variáveis que são definidas dentro da função, são chamadas locais e só têm vida dentro da função, assim são chamadas locais. Imediatamente, quando a função chega ao fim, essas variáveis são destruídas.
Assim, variáveis que são criadas fora da função e que serão usadas dentro destas, são chamadas globais e precisam ser declaradas antes de serem usadas. Para isso usa-se a palavra reservado global.

a = [1,2,3]

def func(t):
    global a
    a = []
    for i in range(t):
        s = i + 5
        a.append(s)

func(10)
print(a)

[out]:[5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14]

No código vemos que inicialmente a armazenava a lista contendo [1,2,3] e que depois da chamada da função func, ou seja, a passou a armazenar o valor que foi atribuído dentro da função e transformado em global.


Encontre aqui vagas para Mestrado e Doutorado

Fundamentalmente, para você ter um direcionamento na sua Carreira Acadêmica é primordial saber e conhecer as oportunidades desse futuro que te espera. Sendo assim, preparei para você algumas oportunidades para ter acompanhamento, tanto para mestrado como para doutorado.

– Vagas e bolsas para Mestrado março de 2023

– Vagas e bolsas para Doutorado março de 2023


    Leave A Comment