O que são listas em Python

O que são listas em Python é uma questão muito importe que, com frequência aparece nos fóruns. Uma lista (list) em Python é uma sequência ou coleção ordenada de valores. A saber, elas são indexadas, ou seja, cada valor na lista é identificado por um índice o que faz com que o acesso possa ser direto, através do índice. Além disso, os valores que formam uma lista são chamados elementos ou itens. Listas são similares a strings, isto é, são uma sequência de caracteres, no entanto, diferentemente de strings, os itens de uma lista podem ser de tipos diferentes. assim as listas são variedades de sequências que poder ser fatiadas, concatenadas (agregação de dados) e repetidas. Podem ser usadas para implementar estruturas de dados mais complexas como matrizes e árvores.

Para mim a melhor maneira de aprender a programar ou codificar é a famosa filosofia do “do it yourself“, ou seja, colocando a mão na massa.

Indexação – como indexar listas


Vamos brincar com as listas para adquirir conexão e intimidade com o assunto, pois listas servem como base para aprender muitos outros tópicos, métodos e técnicas, como, por exemplo, separação, junção, fatiamento, operações aritméticas e muito mais.

A indexação das listas tem importância muito grande; é através dela que acessamos cada um dos elementos e a partir daí podemos realizar diversas tarefas.

Exemplos de como usar listas


As quantidades de cinco frutas, por exemplo, no mercado estão pesquisadas. Temos quatro listas; uma contendo o nome das frutas e as outras três contendo as quantidades de cada fruta no respectivo mercado.

Exemplo 1: O que são listas em Python

Frutas = ['laranja', 'banana', 'pêssego', 'uva', 'abacaxi']
mercado1 = [40, 25, 30, 35, 30]
mercado2 = [45, 40, 25, 30, 20]
mercado3 = [30, 45, 35, 40, 45]

O exemplo 2, por exemplo, mostra como à partir da lista Frutas podemos acessar cada elemento através de um looping e mostrar a posição na lista e o elemento correspondente. Portanto, nunca esqueça que a indexação começa com zero.

Exemplo 2: O que são listas em Python

[in]:
for i in range(len(Frutas)):
    print(i+1, Frutas[i])

[out]:
1 laranja
2 banana
3 pêssego
4 uva
5 abacaxi  
How works a list in Python
Como funciona o list em Python

No exemplo 3, só para ilustrar, vamos supor que queremos saber quais frutas tem a mesma quantidade nos três mercados. O código abaixo pode dar a resposta:

Exemplo 3:

[in]:
for i in range(len(mercado1)):
    for j in range(len(mercado2)):
        if mercado1[i] / mercado2[j] == 1:
            for k in range(len(mercado3)):
                if mercado1[i] / mercado3[k] == 1:
                    print (mercado3[k],"é igual nos 3 mercados","e as frutas são:", Frutas[i], Frutas[j], Frutas[k])
                    break
else:
    print("Fim")


[out]:
40 é igual nos 3 mercados e as frutas são: laranja banana uva
30 é igual nos 3 mercados e as frutas são: pêssego uva laranja
Fim    

Outro modo de usar as listas, seria para saber a quantidade total de uma determinada fruta que tem nos três mercados. Por exemplo, abacaxi:

Exemplo 4:

[in]:
x = input("Qual fruta você quer saber o total: ")
for i in range(len(Frutas)):
    if Frutas[i] == x:
        print("Total de abacaxis dos mercados é:",mercado1[i] + mercado2[i] + mercado3[i])

[out]:        
Qual fruta você quer saber o total:  abacaxi
Total de abacaxis dos mercados é: 115

Finalmente, isso mostra como as listas (list) podem nos ajudar e muito na codificação. Agora que sabes tudo de listas aproveita e olha este post sobre List Comprehension.

Stay tuned!


Encontre aqui vagas e bolsas de Mestrado e Doutorado

Fundamentalmente, para você ter um direcionamento na sua Carreira Acadêmica é primordial saber e conhecer as oportunidades desse futuro que te espera. Sendo assim, preparei para você algumas oportunidades para ter acompanhamento, tanto para mestrado como para doutorado.

– Vagas e bolsas para Mestrado março de 2023

– Vagas e bolsas para Doutorado março de 2023


    Leave A Comment