Perfil de investidor para iniciantes

Perfil de investidor

Tecnicamente, para determinar seu perfil de investidor algumas variáveis (renda, patrimônio, idade, conhecimento do mercado e objetivos, por exemplo) são levadas em consideração, inclusive passando por um questionário. E onde isso é feito? Quando tu vais buscar uma plataforma, seja um banco eletrônico ou uma financeira, para que tu possas fazer os investimentos, a determinação do teu perfil é feita através desse questionário que falei. O mais importante nessa determinação é qual a tua tolerância ao risco envolvido nas operações as quais o teu dinheiro estará envolvido. Em outras palavras, tu estás disposto a correr o risco de perder dinheiro para tentar aumentar o teu patrimônio. Como resultado disso, tu serás incluído em pelo menos três categorias que são: conservador, moderado e agressivo (ou arrojado). Ester perfís são usados para a determinação e recomendação da carteira de investimentos mais adequada para tu fazeres as aplicações.

Quais as características do perfil de investidor

Conservador

Para o investidor com esse perfil a priorização da seguranção de suas aplicações e preservação do seu patrimônio estão em primeiro lugar. Em sua diversificação de investimentos, o conservador deve manter a maior parte da sua carteira de investimentos em produtos de baixo risco, como por exemplo: Tesouro Direto, CDB, LC, LCI/LCA e Fundos de renda fixa e Fundos diversificados, como por exemplo, fundos imobiliários.

Moderado

Para o moderado, ele gosta de segurança, mas já possui tolerância a riscos de longo prazo. Assim, opta por investimentos mais arriscados dependendo da situação. A versatilidade é sua característica, sabendo aproveitar o melhor de cada investimento, a segurança ou possível lucro acima da média, ou seja, a segurança da renda fixa, mas também aplica parte dos seus recursos em renda variável. Esse é um tipo de investidor que concentra o maior volume de seus recursos em investimentos conservadores, mas que admite perder até certo limite.

Agressivo/arrojado

Para o investidor arrojado, perdas e riscos fazem parte do processo. Ele entende que perdas no curto prazo são comuns e que o objetivo é obter maiores ganhos no longo prazo. Quem tem este perfil procura escalar seu patrimônio, para desfrutar de rendimentos mais cedo. Tem preferência por aplicar os recursos em ações de empresas que oferecem maior probabilidade de retorno para aumentar seu patrimônio.

Por que é importante conhecer o seu perfil de investidor

A frustração pode ser uma companheira constante para quem não sabe avaliar seu próprio perfil e acaba perdendo dinheiro ou deixando de ganhá-lo por não saber como aplicar ou a hora certa de vender seus ativos. Perdas, num primeiro momento, podem ser normais, principalmene na renda variável, e se o investidor for conservador e não estiver preparado acaba por vender e fica com o prejuízo. Se é agressivo, mas escolhe uma aplicação de longo prazo, querendo altos rendimentos no curto prazo, pode também acabar vendendo seus ativos, deixando de receber os lucros.
Por isso a importância de não somente conhecer-se mas também entender a dinâmica e cinética dos investimentos.

Arriscar de acordo com o perfil de investidor

Nunca arriscar o que não está disposto a perder

Quando se fala em riscos ou em perdas é bom ter em mente que perdas e ganhos são proporcionais ao valor investido.
Baixos valores aplicados trarão pequenas perdas ou ganhos e vice-versa. Sendo assim, quem investe alto e pesado, se ouver uma oscilação negativa, tem de estar preparado para perder perder um pouco de dinheiro em um mês, para poder ganhar nos outros 11 meses. Assim, nunca se deve arriscar um dinheiro que se precisará ou que fará falta.

Nunca concentrar num mesmo tipo investimentos

Uma das máximas dos investidores é a diversificação dos investimentos. Por que Paulo? Por um motivo bem simples, a única coisa certa na vida, é a morte, sendo assim, por mais que um investimento seja robusto e confiável, tudo está integrado. É bom tu aprenderes desde já que o mercado financeiro é como uma onda gigante, ou avalanche ou terremoto, quando acontece algo, o efeito é sentido de longe. Então, uma crise local (qualquer parte do mundo) pode atingir teu investimento. Por isso a diversificação é importante, se um setor for atingido, outro pode passar ileso. Os investimentos têm natureza diversa e é bom explorá-las ao máximo, independente do seu perfil de investidor. E como isso é feito, através de uma carteira de investimento variada, algo que vamos falar mais.

Arriscar de forma inteligente

Como tudo na vida, a inteligência deve ser nosso alicerce para qualquer tomada de decisão. Investimento não pode ser um jogo de azar, uma aposta. As decisões devem ser embasadas em estudo, observação, comparação, etc. Se tu já tens um capital que está seguro em determinada aplicação e com disponibilidade de resgate imediato, vale a pena arriscar com changes de ganhos proporcionais ao risco – risco alto, ganho alto.

Recomendação

Ao longo das apresentações sobre investimentos, como este é um blog sobre Data Analysis, mostrarei as vantagens de usar uma linguagem de programação, no caso, Python, para gerar infográficos para melhorar a apersentação de gráficos e infográficos que serão usados nas apresentações da graduação, salão de iniciação cintífica, TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), congresso, defesas de mestrado, doutorado ou em uma reunião com colegas, orientadores, chefes.

    Leave A Comment