Planejamento financeiro para alunos de mestrado, doutorado e pós-doc (PhD)

Para que se tenha uma ideia, o Planjemento Financeiro é tão importante, que virou profissão nos Estados Unidos na década de 1970. Quem trabalha com Planejamento Financeiro atua em áreas como bancos, seguros, serviços de consultoria independente, valores mobiliários e direito. Isso nos dá uma noção da força que esta atividade tem nestas instituições e por consequência, nas nossas vidas. E como eu sempre digo, se afeta nossas vidas, então, devemos deixar a preguiça de lado e temos a obrigação de tomar conhecimento do assunto, seja ele qual for. Então é por aí, desenquadra essa bunda e vamos trabalhar nesse assunto.

Tchê, primeiramente, não estou aqui para agradar ninguém, escrevo, pois o assunto me interessa, é uma forma de fixar, deixar registrado o conteúdo e se alguém ficar interessado…ótimo.

Como falei o tema é tratado em nível hard mesmo e virou profissão, minha intenção é falar de Planejamento Financeiro Pessoal, ou seja, o que podemos fazer para organizar nossa vida financeira pessoal. A Pandemia de Covid-19 e o desinteresse das autoridades, à partir de 2016 em não financiar projetos voltados a educação e ciência, tem acabado com a vida de quem tem como profissão Fazer Ciência nesse país. Sendo assim, mais do que nunca o Planejamento Financeiro Pessoal torna-se fundamental para qualquer pesquisar viver e trabalhar fazendo o que gosta, que é estudar, ensinar e compartilhar conhecimento, é a melhor maneira para alcançar os nosos objetivos.

Ressignificar nossa relação com o dinheiro

Falar de dinheiro é coisa séria, ganhar dinheiro é coisa séria, administrar dinheiro é coisa séria. Dinheiro deve ser tratado de forma séria e com respeito. O potencial que o dinheiro tem para construir ou destruir é muito grande. Para uns, o dinheiro é o meio, para outros é o fim. Á partir dessa ideia se constroi todo um espectro de relacionamente entre pessoas e dinheiro. De acordo com Daniel Goleman, autor de Emotional Intelligence, a capacidade para postergar a gratificação é uma habilidade de mestre, um triunfo do cérebro racional sobre o impulsivo, assim, usar o dinheiro de forma impulsiva, para recompensar nossos desejos acaba sendo no mínimo irracional. Goleman também postula que as pessoas, que são capazes de exercitar a paciência ao postergar a gratificação, estão mais propensas a ter sucesso na vida, então, para termos sucesso precisamos ser racionais e ter paciência – nada que um pesquisador no mestrado ou doutorado já não faça no seu dia-a-dia…hehehehe. Ressignificar a nossa relação com o dinheiro e modificar nossa atual situação financeira é o primeiro passo para um futuro onde os nossos sonhos se realizem.

planejamento financeiro para carreira acadêmica

Etapas de um Planejamento Financeiro

Eu diria que o planejamento financeiro pessoal é composto, pelo menos, de cinco etapas: Coletar, Analisar, Desenvolver recomendações, Implementar as recomendações e Revisar a situação. Para quem trabalho com pesquisa, são fases, na realidade, fazem parte do nosso trabalho e dia-a-dia, precisando apenas serem adaptadas para a questão financeira.

Coletar informações

Esta fase é para identificarmos nossos objetivos, necessidades e prioridades pessoais e financeiras que são relevantes para o nosso planejamento financeiro pessoal. Poupar dinheiro, tudo mundo em algum momento já fez. Entretanto, a falta de objetivo consistente faz com que o dinheiro poupado acabe sendo gasto em algo que não seja o objetivo primário ou ainda a demora na evolução do montante do valor economizado. Por isso objetivos bem definidos têm maior potencial para serem atingidos, assim como ter mente o quanto os valores economizados irão crescer. Conhecimento de taxas e índices devem fazer parte dessa coleta de informações, parenda sobre Selic, IPCA, inflação, CDB, etc.

Analisar

Análise das informações para entender e avaliar a nossa situação financeira atual e fazer uma comparação com os nossos objetivos, necessidades e prioridades. Aqui é preciso organizar as contas pessoais, colocar tudo na ponta do lápis. Existem diversas formas para essa análise que vão literalmente da ponta do lápis até planilhas mais sofisticadas para uso num computador ou no celular.

Desenvolvimento de recomendações

Formulação das recomendações para o Planejamento Financeiro Pessoal e as ferramentas de suporte que permitirão a tomada da melhor decisão. Por exemplo, produtos (planilhas, softwares, apps) e serviços (cursos, orientação, etc) podem ser utilizados para otimizar o planejamento. Dentro das recomendações, aprender a lidar com o dinheiro de forma racional e com a devida importância. Outra recomendação importante é a educação financeira, só colocar valores em uma planilha não é suficiente; saber o motivo de cada gasto, quando, onde, por que, se valor foi justo, se poderia ser evitado ou minimizado isso é dar importância ao dinheiro. Também representa a valorização do nosso trabalho e esforço para conquistar cada centavo. A educação financeira é uma resignificação da nossa relação com o dinheiro. Resignificação também de hábitos e/ou ajustes no nosso estilo de vida. O dinheiro passa a ser encarado como um recurso. Recurso para atingirmos nossos objetivos. Aqui tem outra recomendação muito importante, viva de acordo com seus recursos, ou seja, não gaste mais do que tu tens, simples assim. Lembre do que está acontecendo no período da pandemia de Covid-19, muitos perderam suas posições e não conseguiram honrar seus compromissos financeiros.

Implementar as recomendações

Definidas as recomendações, as ações da fase anterior devem ser executadas para que planejamento financeiro seja iniciado. Durante a implementação, economia periódica dos nossos recursos é importante e para que o valor econimizada seja aumentado será necessário que ele seja investido. Também tenha em mente que monitoramento constante da economia de recursos e do investimento precisam estar presentes o tempo todo.

Revisar e atualizar a situação

Frequentemente, uma avaliação do progresso da realização dos objetivos versus as recomendações deve ser feita. As recomendações também devem ser verificadas para sabermos se ainda são apropriadas ou se precisam de ajustes ou uma total atualização.

A Psicologia Financeira

Sabemos que nossas vidas, por vezes, não consegue seguir um roteiro pré-estabelecimo ou um protocolo com regras bem escritas. Por isso a psicologia aplicada a questão financeira deve ser vista com bom olhos. Morgan Housel, em A Psicologia Financeira, diz que na nossa vida cada decisão que tomamos é um reflexo da nossa história pessoal e das dificuldades que foram enfrentadas pelo indivíduo que a tomou. Temos dificuldades para lidar com o dinheiro, pois não somos educados para isso. Provas disso são que o problema só é tratado quando surge e o endividamente cada vez mais precoce do brasileiro. Muitas são as causas desses problemas, mas muitas delas passam pela falta de planejamento financeiro pessoal e o desconhecimento de como funciona a Máquina Financeiro do mundo atual.

Erros frequentes no planejamento financeiro pessoal

Sabe as pequenas roubadinhas ou consessões ou atalhos…risque dos teus hábitos. Disciplina é a tônica da educação e planejamento financeiro. Tu precisas estar comprometido contigo mesmo e com teus sonhos e futuro.

Benefícios do Planejamento Financeiro?

Por hora mas não por fim deixo alguns benefícios que tu terás.

  • Proporciona uma vida mais equilibrada.
  • Ajuda a conquistar seus sonhos e objetivos.
  • Não te deixa ter aquela dúvida sobre para onde o dinheiro foi no fim do mês.
  • Ajuda a cortar gastos desnecessários.
  • Evita juros e dívidas.
  • Consegue se programar para poupar.
  • Terás menos estresse.

Recomendação

Ao longo das apresentações sobre investimentos, como este é um blog sobre Data Analysis, mostrarei as vantagens de usar uma linguagem de programação, no caso, Python, para gerar infográficos para melhorar a apresentação de gráficos e infográficos que serão usados nas apresentações da graduação, salão de iniciação cintífica, TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), congresso, defesas de mestrado, doutorado ou em uma reunião com colegas, orientadores, chefes.

    Leave A Comment