Python para iniciantes e visualização de dados

Apresentação

Python para iniciantes e visualização de dados tem o objetivo de preencher uma lacuna existente na formação acadêmica e profissional de todos aqueles que precisam fazer apresentações de dados ou resultados em suas atividades. Acima de tudo, quem trabalha diretamente com pesquisa ou quem está na graduação ou em alguma empresa ou até mesmo por simples interesse, já deve ter necessitado fazer uma apresentação para mostrar um conceito ou uma ideia. Os dois pilares principais de qualquer apresentação são baseados fatores que conectam o público a apresentação, ou seja, o que é ouvido e o que é visto. Em tempo, parto do pressuposto de que o que está sendo falado está dominado. Em contrapartida, frequentemente o que é deixado por último e que mais causa problemas é o que é visualizado na forma de texto, tabela e gráfico.

Para enfatizar esse alerta, você, provavelmente, já deve ter sentido a importância de ter na apresentação a sua ideia materializada num gráfico. Nessas horas, a primeira coisa que vem a mente é usar o pacote comercial mais usado para dar vazão a imaginação. Definitivamente, é exatamente aí que começa o problema.

Uma imagem vale por mil palavras

Uma imagem vale por mil palavras
Uma imagem feita com Python para iniciantes vale por mil palavras

Por quê? Bom, primeiro, aquela história de que uma imagem vale por mil palavras, as vezes acaba fazendo com que o feitiço vire contra o feiticeiro. Alerta, o gráfico, quando não é bem feito, pode gerar mais do que as tais mil palavras. Simplesmente, por não ser um bom gráfico e adicionar ruído a sua ideia. Isso nos leva ao segundo ponto, o gráfico só é bom se rapidamente transmite a ideia central e ponto final. Daqui vamos para o terceiro ponto, transmitir rapidamente uma ideia através de um gráfico, dependendo da ideia, pode exigir mais do que um gráfico de pares coordenados XY. E para que você consiga transformar o pensamento em um bom gráfico é preciso liberdade de atuação, ou seja, dar vazão para as tuas ideias. Quarto problema: pacotes comerciais, por natureza, são generalistas e fechados, isso que dizer que nem sempre é possível contornar o que já está pré-programado e tu não tens liberdade de alterá-los. Então, teu raio de ação é sempre limitado. Assim, sou um defensor ferrenho de que qualquer pessoa em qualquer atividade saiba programar.

Na verdade, programar é simples. Tu podes aprender os rudimentos, seja a linguagem que for, já vai te dar condições de ter autonomia e aumentar tuas possibilidades, assim, programar é fundamental para quem quer transformar uma ideia em algo visual.

Visualização de dados

Mas por que gráficos ou imagens? Se tu não sabes vai saber agora: é que a área de Visualização de Dados é uma das mais promissoras e crescentes, exatamente por transformar ideias e conceitos, muitas vezes abstratos, em imagens ou gráficos. Imagina: horas, dias, semanas de anotações, cálculos, teorias e conclusões e na hora de materializar isso num gráfico maravilhoso a única coisa que tu sabes fazer é um gráfico XY no excel. Visualização de dados e como apresentar dados e resultados devem fazer parte de qualquer formação profissional.

A Visualização de dados está crescendo tanto que tornou-se essencial no mundo dos negócios corporativos, acadêmicos, científicos, financeiros e muito mais. Ela ilustra, de forma mais detalhada, como dados se relacionam. Ela dá um melhor senso de proporção entre dados que, sem a visualização, ficariam quase impossível compreendê-los. Ajuda desta forma a converter dados em informação, conhecimento e aprimorando a comunicação entre pessoas e grupos com diferentes níveis de capacidades interpretativas. Para quem analisa dados, a visualização dos resultados através de gráficos é indispensável e essencial no processo de transferência de conhecimento. Como analisar investimentos, ações, taxas, economia sem um bom gráfico?

Imagem feita com Python
Imagem feita com Python

Por que usar Python em Visualização de dados?

Quando gigantes da tecnologia convergem para um assunto ou ferramenta esse é um sinal de que esse movimento é uma tendência mundial e que deve ser seguido e é exatamente o que acontece com linguagens de computador. Python está sendo utilizado de diversas formas pelas grandes empresas, principalmente as de tecnologia, e aqui, cito só algumas delas:

  • Instagram (utiliza Django como backend, um framework Python para a web)
  • Google (grande parte do algoritmo de busca é escrito em Python)
  • Spotify (o aplicativo é construído em Python)
  • Netflix (utiliza muitas bibliotecas Python)
  • Uber (boa parte do aplicativo é feita com Python)
  • Dropobox (contratou o criador da linguagem Python, Guido van Rossum)
  • Pinterest (utiliza Python e Django)
  • Reddit (utiliza bibliotecas Python)

Por isso ou com isso, Python é a linguagem favorita entre profissionais de diversas áreas e cada dia se populariza mais entre os grandes conglomerados e empresas de pequeno, médio e grande porte, no meio acadêmico e, consequentemente, nas ciências. Adicionalmente, outra característica é que Python usa de 3 a 5 vezes menos código que outras linguagens. Acima de tudo, a linguagem Python é recomendada para iniciantes que queiram fazer curso em linguagem de programação.

Nesse sentido, não poderia ser diferente na Visualização de dados, Python proporciona um grau fantástico e poderoso de personalização de um gráfico. Igualmente, com sua vasta quantidade de bibliotecas é quase impossível que alguma delas não atenda as necessidades de programação e imaginação de quem codifica. Sendo assim, minha proposta aqui é ensiná-lo, de forma simplifica, a usar Python para fazer gráficos que te ajudem a aumentar e melhorar a forma como tu materializas o teu pensamento.

Onde iremos chegar

Em primeiro lugar, para atingir esse objetivo vamos trabalhar com os gráficos mais usados para demonstração de resultados, principalmente em projetos em Python e cursos para iniciantes em Python. Em síntese, dividi o conteúdo em três partes: na primeira, utilizo o conceito de Gráfico de Linhas para mostrar de forma introdutório como utilizar Python, suas bibliotecas e como personalizar a maioria das partes de um gráfico.

Posteriormente, na segunda parte, utilizaremos todos os conceitos de personalização, aprendidos na primeira parte para aprender a fazer outros tipos de gráficos muito utilizados em apresentação. São eles: SCATTERPLOT, HISTOGRAMA, HISTOGRAMA EM DUAS DIMENSÕES, GRÁFICO DE BARRAS, GRÁFICO DE PIZZA e GRÁFICO DONUT.

Finalmente, na terceira parte mostro diversos mapas de cores, cores únicas e diversos tipos de marcadores de linhas e pontos para que tu possas elevar o nível de personalização dos gráficos. Por último, contudo, esse procedimento pode ser feito em primeiro lugar, ensino como instalar Python e qualquer biblioteca que esteja disponível.

Usaremos as bibliotecas mais populares do Python, que foram desenvolvidas para gerar visualizações as mais diversas possíveis. Todavia, como qualquer arte, a mão do artista é que faz o trabalho criador. As bibliotecas são as ferramentas através das quais o artista produzirá sua arte.

Portanto, venha comigo e inicie sua transformação e não esqueça:

Quando você aprende a programar, você aprende novas maneiras de pensar e também aprende a dar vida as suas ideias.

Confie em mim, depois que tu dominares esse curso em forma de e-book, tu vais ser capaz de impressionar na apresentação com gráficos totalmente personalizados.

O que você aprenderá em Python para iniciantes

Nesse curso tu aprenderás, primeiramente, os conceitos básicos de como plotar gráficos simples, mas cheios de personalização, onde tu poderás customizar qualquer elemento do gráfico. Em suma, vamos nos aprofundas em diferentes tipos de gráficos para que possamos mostrar que uma mesma ideia possa ser mostrada de formas diferentes ou ter opções diferentes de mostrar os resultados.

Adicionalmente, mostrarei como carregar seus dados pessoais e como gerar dados aleatórios para ilustrá-los com os gráficos.

Iniciaremos com gráficos de linhas e scatter plots (gráficos de dispersão) para ganhar familiaridade com a codificação e conhecer melhor Python e suas bibliotecas. Logo, ensinarei como fazer uma grande variedade de gráficos personalizados. Acima de tudo, tu aprenderás a escolher o tipo de linha que vai usar, a espessura, as milhares de cores, os símbolos que podes usar para diferenciar dados e mais.

Finalmente, o e-book do curso também tem um ANEXO, onde disponibilizo um material sobre Cores e Mapas de cores (tabelas com nomes e codificação de inúmeras cores), Marcadores (código de alguns marcadores para tu personalizar teus gráficos), Instalação do Python (como instalar Python no Windows, Linux e MAC) e Instalação de bibliotecas (passo a passo sobre como instalar bibliotecas).

Quer conhecer o curso em forma de e-book com mais de 60 códigos Python para iniciantes prontos para usar e aprender sobre visualização de dados com Python, é só clicar AQUI ou na figura.

Adquira o E-Book Visualização de Dados
E-Book Visualização de Dados – 60 exemplos prontos

Do it and enjoy it!

    Leave A Comment