Reorientação profissional: só é útil o conhecimento que nos torna melhores

Se tu trabalhas em alguma profissão, na qual tu precises estudar muito para estar atualizado e desempenhar seu papel da melhor forma possível, já paraste para pensar o valor de todo o conhecimento que tu dominas? Ou ainda, quanto tu gastaste para chegar nesse nível de conhecimento? Já ouviste esta frase: reorientação profissional.

Sócrates e o conhecimento

O filósofo grego, Sócrates, cunhou a seguinte frase: “Só é útil o conhecimento que nos torna melhores”.
Claro que ele falou isso pensando na filosofia do ato, mas e se fizéssemos essa pergunta para nós mesmos pensando no nosso lado profissional, na questão financeiro e motivacional? Profissionalmente, tudo que nos propomos a aprender, nos tornou profissionais bem-sucedidos?
Penso que esta é uma questão que merece ser explorada ao máximo e dependendo do que encontrarmos como resposta, talvez precisemos de uma reorientação profissional.

Reorientação profissional

Nesse sentido, que coloco, a reorientação profissional não significa mudar radicalmente de profissão, mas sim fazer com que tudo que temos aprendido seja realmente empregado na sua amplitude para que possamos alavancar-nos profissionalmente.

pós-graduação ead, strictu sensu, lato sensu, mestrado, doutorado, graduação
pós-graduação, strictu sensu, lato sensu, mestrado, doutorado, graduação ead

Por exemplo, vou contar rapidamente um fato que aconteceu comigo. Já participei de inúmeros projetos auxiliando diversos colegas. Eu não costumava colocar essas participações em meu Lattes. Então, um belo dia, quando fui convidado a participar de um edital, uma pessoa disse que o meu Lattes carecia exatamente de participações em projetos multidisciplinares. Como resultado, foi aí que vi o quanto é importante valorizar tudo que se faz e se aprende, mesmo que no momento te algo banal. Finalmente, como resumo da ópera, gastei um tempão fazendo up date do meu Lattes.
Esse é um exemplo de reorientação profissional: valorizar tudo que tu sabes e participas.

Reorientação profissional: Super qualificação

Então, voltando aquela pergunta que fiz: já paraste para pensar o valor de todo o conhecimento que tu dominas? Nessa reorientação profissional acabei percebendo que aprendi muitas coisas, em paralelo, para que eu pudesse desenvolver melhor as atividades e projetos que eu estava envolvido. E isso me fez pensar que eu não sou o único, muitos profissionais, sejam eles, engenheiros, advogados, administradores, psicólogos, professores e por aí vai, também devem ter super qualificação.
E vou dizer uma coisa que muitos já sabem e se não sabem logo descobrirão: super qualificação é um elefante dentro da sala. Sim, não é só na prática, mas diferentes estudos mostram que o profissional super qualificado pode ter dificuldades de conseguir uma posição que absorva toda a sua qualificação, por diferentes motivos, como remuneração que não é compatível com o conhecimento, falta de desafios no cargo ou preconceito de quem contrata.
Por tudo isso, fica ainda mais difícil quantificar o que tu sabes. Se tu chegares à conclusão que o teu conhecimento vale muito, poderá ter uma decepção que é perceber que descobrir o próprio valor pode ser frustrante quando comparado ao que tu recebes como remuneração. O que fazer então?
Respondo rapidamente: seja seu próprio chefe, tenha seu próprio negócio, seja empreendedor, assim tu podes receber o que realmente tu achas que merece…e ponto. Sócrates tinha razão: só é útil o conhecimento que nos torna melhores.


Encontre aqui vagas e bolsas para Mestrado e Doutorado

Fundamentalmente, para você ter um direcionamento na sua Carreira Acadêmica é primordial saber e conhecer as oportunidades desse futuro que te espera. Sendo assim, preparei para você algumas oportunidades para ter acompanhamento, tanto para mestrado como para doutorado.

– Vagas e bolsas para Mestrado março de 2023

– Vagas e bolsas para Doutorado março de 2023


    Leave A Comment