Começo este post perguntando, com um gráfico de correlação ou de pontos é possível ter noção da proporção, tamanho ou quantidade das grandezas envolvidas? Vai pensando aí…
Vou exemplificar, mostrando dois gráficos. O primeiro é um scatter plot de duas variáveis, onde observamos a relação entre elas. Com isso vemos que a variável dependente vai aumentando ao longo dos anos.
Na Figura 2, vemos as mesmas variáveis, mas num plot onde simplesmente ligados os pontos (xi,yi) subsequentes e também concluímos que ao longo tempo a variável vai aumentando seu valor.
Nos dois plots temos intuitivamente a ideia de grandeza, pois o valor da variável dependente vai crescendo ao longo do tempo, mas e se tiramos os eixos? Claro que os eixos são o dicionário dessa linguagem gráfica e visual, mas é só uma provoção para pensar fora da caixa.
Na terceira abordagem, temos a Figura 3, que mostra as mesmas variáveis, agora com muito mais informações. Também é um scatter plot, ou seja, mostra a relação entre as variáveis, e não é um “gráfico desenhado” por algum software dedicado a isso, e sim um gráfico de correlação calculado que usou funções para calcular e colocar tudo no seu devido lugar. Legal, né!
O que fiz foi usar conceitos de proporção (tamanho e quantidade) e peso usando linhas, cores e formas; neste caso para áreas, escolhi círculos, mas, poderia ter usado qualquer figura plana, uma escala de cores no azul, textos, setas e linhas para direcionar a atenção do observador para pontos que eu quero realçar.
Essa é a vantagem de usar uma linguagem de programação, no caso, Python, para dar asas a imaginação e tornar um simples gráfico numa “master piece” para imprecionar nas apresentações da graduação, salão de iniciação cintífica, TCC, congresso, defesas de mestrado, doutorado ou em uma reunião com colegas, orientadores, chefes.
A ideia por trás de uma apresentação gráfica é sempre mostrar a data storytelling, ou seja, dados não são apenas números, eles contam uma história que muitas vezes têm inúmeros enredos, cenários e direcionamentos, sendo que tu és o diretor, autor e narrador e os dados fazem os papeis de personagens (co-adjuvantes e principais).